segunda-feira, 3 de junho de 2013

Espanha - Granada - Flamenco - Cueva de La Rocio



O que é?

Cueva de Sacromonte, Espetáculo de Flamenco Gitano

Onde Fica?

Em Granada, Andalucia. Região de Sacromonte. Segue abaixo direção no google maps e website.

Direção Google Maps (Atenção, o Google Maps indica a numeração de forma errada. A cueva fica bem mais em direção ao centro do que ele indica).

http://goo.gl/maps/F4EVY

Endereço:
Camino de Sacromonte nº 70 Cueva de la Rocio
Granada18010 Granada
España

http://www.cuevalarocio.com/es/

Por que ir?

Para conhecer o espirito cigano que habita em Sacromonte.
Não, você não sabe do que estou falando. Dispa-se de tudo que já te falaram dos ciganos, em especial do que falaram de mal.
Olhe para aquelas casas brancas, lindas e para a vista que elas te dão da maravilhosa fortaleza moura. Sim, as casas estão tão perto da fortaleza quanto estavam os ciganos quando aprenderam as danças destes. Olhe essa vista e imagine as pessoas que vivem naquelas simples casas brancas, simples e lindas como a beleza que lhes cerca.

Baixe até a rua das cuevas. O lugar que séculos atrás guardava relíquias agora guarda uma parte da cultura da Espanha. Um tesouro que tantos já admiraram, que a tantos encantou.
E lá está a cueva chamada La Rocio.
Se, como eu, você chegar um pouquinho mais cedo, vai encontrar um terraço que parece um encontro familiar. Avó, mãe, filha, conversando, fumando, vendo aquela paisagem deslumbrante. Do outro lado homens conversando, um senhor afinando seu violão... O sol, as montanhas, que paisagem bela.
Ao entrar em "la cueva" as luzes se apagam, e já se anuncia o espetáculo: Aquela é uma dança cigana, e aquela é uma família cigana. Olhe nos olhos das bailarinas, verás a força que vem daquelas senhoras. A força, a elegancia, a imponência... mas não como algo técnico, não se trata de uma competição olimpica ou de quem bate os tamancos mais rápido...
Se trata de magia. Se trata de um olhar, se trata de uma história, se trata de bailar...
Imponentes, vibrantes, é muito mais que técnica, é paixão. É a reunião de uma família, é a inspiração divina, é uma força que vem de algum lugar incompreensível. É a arte que encantou tantos, até os mais ilustres... até a primeira dama dos Estados Unidos da América, Michelle Obama que esteve ali naquela mesma cueva assistindo o mesmo espetáculo... O mesmo espetáculo grandioso daquela gente humilde o bastante para te chamar a bailar com elas, sorrindo, alegres. Aquela gente que faz daquela cueva uma festa, da incrível arte que cultivaram por tanto tempo algo espantoso e acolhedor... A arte moura, cigana, Andaluz... que tão bem representa esse país chamado Espanha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores